quarta-feira, 21 de abril de 2010

O tempo atual

Vejo muitas pessoas que assim como eu adoram antiguidades, mas se não bastasse o amor pelas antiguidades elas desejam ardentemente ter vivido em outra época. Elas adorariam poder entrar numa máquina do tempo e ir para algum lugar do passado. Seria ótimo se eu pudesse por uma tarde caminhar por alguma pracinha numa cidadezinha pacata do século XIX, mas depois gostaria de voltar para o tempo no qual vivo. Porque apesar de achar esplêndido ver mulheres com saias balão e sombrinhas, sei bem que a minha época possui milhões de vantagens.

Hoje em dia eu, sendo mulher, posso ter uma carreira, mas posso optar por trabalhar fora ou ser dona de casa. Se o meu marido quisesse, ao invés de trabalhar, ficar cuidando da casa e dos filhos também seria possível. Eu posso optar por não ter filhos. Posso escolher quem vai governar o meu país. Ninguém mais é escravo onde eu moro. Há cura para a maioria das doenças e as que não têm cura tem tratamento, prevenção. Eu tenho direitos na sociedade e sou igual a qualquer outra pessoa. Existe uma infinidade de fontes de conhecimento, tecnologia, meios de comunicação... A maioria das lolitas com quem eu me comunico eu as conheci pela internet, mesmo as da minha cidade – que eu poderia conhecer por outros meios.

E sabe qual é o melhor de tudo isso? O diferente costuma ser valorizado. Quando você é diferente das demais pessoas há sempre aqueles que dizem que adoram o seu estilo. É certo que às vezes você precisa responder certas perguntas chatas de pessoas curiosas, enfrentar alguns olhares de estranheza, mas ninguém a coloca numa fogueira por conta das suas roupas diferentes. E se você for agredido verbal ou fisicamente por seu estilo ou por qualquer outro motivo há sempre algum meio jurídico ao qual você pode recorrer.

Você pode organizar um baile no estilo Rococó se quiser, em que todo mundo usará roupas antigas, ou piquenique vitoriano. Decorar sua casa num estilo bem anacrônico, usar sombrinhas de renda para passear pela cidade... Isso te colocará em contato com épocas históricas que você adora, mas não despreze esse momento maravilhoso que você está vivendo. Porque há sempre prazer em todos os tempos.


Imagem: Monet - Femme a ombrelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...