sábado, 31 de julho de 2010

Eu não suporto o silêncio


Eu sou do tipo de pessoa que não suporta o silêncio. Quando estou sozinha em casa ligo o aparelho de som e a TV, por que o silêncio causa um estranho incômodo. O silêncio indica vazio – afinal, segundo a física o som se propaga onde existe matéria, não se propaga no vácuo. O silêncio também pode ser daquele tipo embaraçado, entre duas pessoas que se desentenderam e agora estão lado a lado, fica aquele silêncio cheio de palavras inibidas. O silêncio pode indicar indiferença e comunica muito quando diz “eu não quero você por perto”. O silêncio pode significar discordância ou “eu não quero brigar” – quando brigar é menos dolorido que o silêncio, porque parece que o silêncio quer dizer “eu não me importo”.

Por que o silêncio parece ser tão ruim e punitivo? Talvez porque tudo ao nosso redor é barulho: o vento, a chuva, a cachoeira, até mesmo o fogo queimando a lenha. Sabemos quando a pessoa que amamos se aproxima pelos sons: os passos, a voz, o barulho do carro... E como é bom estar ao lado de quem se ama apenas ouvindo o som das batidas do coração ou a respiração, porque afinal o silêncio do corpo indica a morte. No momento em que nascemos começamos fazendo barulho, nosso choro estridente que significa “Ei, eu estou vivo!”.

Tudo ao nosso redor é uma melodia e as melodias seduzem. No reino animal algumas espécies de machos cantam para seduzir suas fêmeas. Bem provável que com este mesmo intuito surgiu o hábito de fazer serenatas para seduzir uma donzela. A música nos faz sentir diferentes emoções, como se conseguisse tirar de nós sentimentos mais secretos. A música me parece a energia que move todas as coisas. Por estes motivos eu volto a dizer: “Eu não suporto o silêncio”.

Imagem: Retirada daqui

9 comentários:

  1. Oi Madrepérola,
    Adorei o texto. Já teve um tempo que eu não gostava do silêncio, hj gosto e preciso dele.
    Bjkas e boa noite.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto está perfeito! Muito lindo mesmo!!

    Gosto do silêncio em alguns momentos, e em outros sinto o mesmo que vc ^^

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Acho q sou meio fã do silêncio, ou não acho q gosto de ficar é sozinha, pq addooro ouvir o barulho do vento nas árvores, o barulho da chuva é uma ótima música...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, seu blog é um encanto! Lindo, nos faz pensar, e cheio de magia em cada imagem. qaunto ao silêncio, vou confessar: ele me aterroriza muitas das vezes, mas também já me fez decidir quando tudo parecia tão escuro..Amei aqui. Bjks ;-)

    ResponderExcluir
  5. Oi Querida,
    Passei para desejar uma ótima semana para vc.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu achava que apreciava o silêncio, mas lendo seu post eu reconsiderei: eu aprecio tranqüilidade, ausência de ruídos altos e irritantes... Silêncio mesmo, total, deve ser enlouquecedor ._.'

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de um pouco de silêncio... para descansar da vida agitada, um pouco. Às vezes, gosto de ficar com a casa sem a TV ou som ligado... porém, se for sempre silencioso, parece muito solitário.

    ResponderExcluir
  8. eu realmente não gosto do silêncio, gosto de tranqüilidade, não a nada como o som das árvores, do vendo, ou de uma bela sinfonia. realmente silêncio enlouquecê

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...