quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Etiqueta Primária


Hoje enquanto eu limpava o meu jardim, como sempre tive que recolher o lixo que as pessoas jogam na rua e que o vento carrega até chegar entre a folhagem que eu cuido com tanto esmero. Eu encontro desde papel de bala até carteira de cigarro vazia. Este é um fato que me deixa um tanto quanto chateada. Desde que eu era muito pequena eu fui ensinada pela minha que eu NÃO deveria JAMAIS jogar lixo na rua, inclusive constantemente eu tenho que fazer uma limpeza na minha bolsa porque sempre que não há uma lixeira por perto eu guardo lixos como papeis de balada e embalagens de salgadinho na minha bolsa, justamente para não jogar na rua.

Pensando a respeito disto decidi escrever sobre um fato importantíssimo, as primeiras regras de etiqueta que um ser humano deveria ter em sua vida. Eu já ressaltei aqui várias questões de comportamento e etiqueta, e refletindo bem, acho que há certas coisas que são mais importantes do que outras no quesito etiqueta e boas maneiras. Vamos começar pela rua, já que eu falei a respeito da questão lixo. Penso que antes de aprendermos a caminhar elegantemente sobre sapatos de salto deveríamos saber que jogar lixo na rua ou xingar no trânsito é muito mais deselegante. Aliás, xingar em qualquer ocasião é extremamente deselegante.

Antes de aprendermos a usar corretamente todos os talheres que estão na mesa de um restaurante caro deveríamos aprender a não desperdiçar comida ou talvez não mastigar de boca aberta. Antes de aprender como cumprimentar formalmente uma pessoa ou falar o português corretamente é mais importante aprender a não falar mal, não fofocar e adquirir “a arte da escutatória”. É mais importante aprendermos a ser mais tolerantes, mais pacientes, mais gentis... Deveríamos aprender a jamais lançar olhares de desprezo ou palavras arrogantes. Mais importante do que aprender a ser uma dama é aprender a ser uma pessoa mais humana.

Eu ainda estou neste caminho de ser uma pessoa melhor, me esforçando e tentando me corrigir sempre, com coisas simples muitas vezes como tentar ser tolerante e recolher o lixo que o meu visinho não-muito-educado joga na rua e que voa com o vento até a folhagem do meu jardim.

Imagem: François Boucher

8 comentários:

  1. Oi querida,
    Adorei o texto. Hj postei sobre um livro de etiqueta que está fazendo sucesso nos EUA e acho que deveriam incluir as suas regras lá, pois etiqueta nada mais é do que boa educação, não é mesmo? Eu procuro fazer minha parte, mas tem um bom número de pessoas que deixa de fazer a sua.
    Bjkas e uma boa quinta-feira para vc.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu layotu novo! [eu sempre visito, mas dificilmente comento. :D]

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Obrigada por fazer parte do meu blog, seja bem vinda sempre!
    Adorei seu texto, mais pessoas deveriam pensar e agir assim.
    Eu sou a favor da gentileza e da educação sempre, mas ás vezes me sinto sozinha no mundo ou "nadando' contra a maré. Ser mal educado é mais fácil, dá menos trabalho, por isso a má educação tem tantos adéptos, ahahaha
    Mas prefiro continuar "sozinha" e educada, do que enfraquecer diante da maioria :)
    Nossa, minha primeira vez aqui e eu já falei pelos cotovelos.
    Bjs e uma boa quinta-feira pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Vc disse tudo! Seria muito bom se as pessoas transmitissem esses valores aos seus filhos desde cedo. Tb fico muito chateada quando vejo as pessoas jogando lixo na rua ou agindo com desrespeito ao próximo e ao meio ambiente. Mas fico felz que ainda existam algumas pessoas com a cabeça no lugar como nós.

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  5. É tão bom saber que ainda existe gente educada!

    Entendo sua chateação, outro dia fiquei irritada de ver um tiozinho num bar jogando a latinha no meio da rua, sendo que tinha um lixo dentro do bar.
    Desviei meu caminho, fui até a latinha, peguei na frente dele e joguei no lixo.
    Ai, mas tem q ser mto porco mesmo +__+

    Ah, se vc gostar do lookbook e quiser participar, só me dar um toque que te envio um convite ^_~

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  6. Isso de jogar lixo na rua e sair xingando por ai é horrível.
    Uma coisa que me incomoda profundamente são pessoas escandalosas...principalmente em ônibus.

    ResponderExcluir
  7. Madrepérola... adoro seus posts reflexivos. Acho que a regra básica de educação é não incomodar os outros e respeitar o meio em que as pessoas vivem. Acho fundamental para se viver bem... uma grosseria jogar lixo por aí.

    ResponderExcluir
  8. irmã! também carrego lixo na minha bolsa, não jogo nada na rua, as vezes fico vários minutos com uma garrafa vazia na mão até ver um cesto de lixo na frente. No Brasil acontecem enchurradas e as pessoas morrem, colocando sempre culpa no governo, nunca no povo!
    Etiqueta é importantíssimo, pena que muitas vezes as pessoas bem educadas são julgadas como arrogantes ou falsas...

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...