quinta-feira, 4 de maio de 2017

Símbolos dos Contos de Fadas/Fairy Tale Symbols

Como Maio foi escolhido por mim como o mês das Princesas hoje eu trouxe a tradução de um texto muito especial do antigo Princess Portal, blog da Princess Skye. Espero que gostem.

May was choosen as the Princess month, so today I decided to post a translated article from the antique Princess Portal blog by Princess Skye. (click here to read the origanl post in English)



Hoje eu quero falar sobre algo um pouco diferente, algo que eu espero que seja interessante para vocês e útil de algum modo. Muitas de nós crescemos lendo, ouvindo ou assistindo a contos de fadas. E de fato para algumas de nós esse pode ter sido o princípio do nosso fascínio pelo ideal de princesa, afinal quase todas as donzelas nos contos de fadas são ou se tornam princesas, ou mostram traços adequados á realeza. Essas histórias são repletas de belas descrições, vestidos nas cores do sol, pássaros de joias que cantam doces valsas, sapatinhos de cristal, bolas de ouro... Porém nem todas essas coisas são ricas e fabulosas. Maçãs, flores, rocas de fiar e dedais desempenhando papéis igualmente importantes.
Eu gostaria de enfatizar alguns dos símbolos mais comuns e poderosos que você vai encontrar nos contos de fadas e o simbolismo por trás deles. Talvez isso possa te despertar para os significados mais ocultos desses contos ou faça com que nós apreciemos ainda mais os motivos pelos quais escolhemos esses temas para incorporar no nosso estilo pessoal ou na decoração.



Rosa – Rosas são um dos símbolos mais comuns dos contos de fada, especialmente aqueles protagonizados por princesas. Em A Bela e A Fera a rosa que o pai da Bela rouba sela seu destino. A Bela Adormecida é frequentemente conhecida como Rosa Brava e em algumas versões dessa história, rosas espinhosas crescem ao redor do castelo. Rosas são um símbolo antigo para a representação do feminino, uma vez associadas com Vênus/Afrodite que é a deusa do amor e da beleza, e também são associadas com a Virgem Maria, são constantemente associadas ao amor em todas as suas formas, a rosa é considerada a rainha das flores.

Espelho – Espelhos muitas vezes têm qualidades mágicas nos contos de fadas. O mais conhecido deles é certamente o que pertence à rainha na história da Branca de Neve, que mostra a verdade quando lhe é perguntado. Há um cômodo inteiro revestido de espelhos em a Bela e a Fera (possivelmente uma reminiscência do salão de espelhos em Versalhes?). Algumas vezes olhar no espelho pode te levar a outros mundos, mas se um fragmento for fincado em seu coração como em A Rainha da Neve você talvez só seja capaz de ver o mundo ruim e feio. Espelhos simbolizam a verdade, a vaidade e a magia. Eles podem mostrar quem você realmente é ou quem você gostaria de ser.

Maçã – As maçãs são um dos símbolos mais antigos e mais amplamente reconhecidos. Elas aparecem em mitos, lendas e contos de fadas por toda a Europa. Desde a maçã envenenada da Branca de Neve até Páris e o tão perigoso pomo de ouro da discórdia (curiosamente as duas maçãs são destinadas à mais bela). Maçãs de ouro aparecem em East of the Sun, West of the Moon e no Jardim de Idun elas concedem juventude eternal, e, claro, a maçã é o símbolo do conhecimento proibido.

Sapato – Acho fascinante como frequentemente sapatos se transformam em contos de fadas. Claro que os sapatos de cristal da Cinderela são os mais conhecidos, mas também considere as sapatilhas das Doze Princesas Dançarinas, Os sapatos Vermelhos que fazem você dançar sem parar, Os cruéis sapatos de ferro que a Rainha Má precisou usar e mesmo os sapatos de prata (ou rubi) da Dorothy. Eu não consegui encontrar muitos detalhes para o simbolismo do sapato o que fazem da sua importância um mistério. Alguns sugerem uma conotação sexual, outros colocam o sapato como um símbolo de transição, pois caminhamos de um lugar a outro. Ou talvez, novamente, apenas porque mulheres amam sapatos.

Roca de Fiar – Nós sempre associamos a roca de fiar aos contos de fada, uma vez que eles já não são um item comum para se ter em casa. Contudo, eu posso imaginar facilmente que essas histórias se referiam ao trabalho das mulheres em suas rocas, colocando um pouco de mágica a essa realidade. Rocas de fiar simbolizam o destino fosse sempre traçado por fiandeiras e tecelãs. A roca da Bela Adormecida certamente sela seu destino, há também uma roca de ouro em East of the Sun, West of the Moon. Não se esqueça do exemplo do Rumplestiltskin. As rocas de fiar parecem estar amarradas às donzelas que não podem escapar de seus destinos.

Pente – Outro objeto simples, apesar de algumas vezes poder ser muito bonito. Como as princesas e as belas donzelas quase sempre tem cabelos longos, são frequentemente associadas com pentes. Ninfas e sereias estão frequentemente os segurando e um pente envenenado foi ofertado à Branca de Neve antes da maçã. Em East of the Sun, West of the Moon é marcado por um pente de ouro dado como presente e no folclore japonês é sinal de má sorte quebrar o dente de um pente. O cabelo dourado da Rapunzel era penteado por uma bruxa que a mantinha trancada. Pentes domesticam e civilizam os cabelos selvagens e às vezes eles armam ciladas e aprisionam também.




Outros símbolos populares em contos de fada:

A Pequena Sereia – pente, conchas, adaga.
A Rainha da Neve – floco de neve, espelho.
Pele de Asno – asno, sol, lua, céu, anel.
Chapeuzinho Vermelho – capuz vermelho, lobo, flores.
Cinderela – sapatos, ratos, lagartos, abóbora.
Branca de Neve – maçã, espelho, pente, espartilho, sapatos vermelhos.
A Bela e a Fera – rosa, espelho, fera, pulseira, anel.
East of the Sun, West of the Moon – urso polar, sino prateado, maçã dourada, pente, roca de fiar, vela.
Rumpelstiltskin – roca de fiar, anel, colar, palha.
Príncipe Sapo – bola de ouro, coroa, beijo.
Alladin – lâmpada, anel, sapatos.
Rapunzel – rampião, pente, espinhos.
A Princesa e a Ervilha – ervilha, colchão.
As Doze Princesas Dançarinas – sapatos, barcos, árvores.

Imagens: We Heart It


Um comentário:

  1. Que post maravilhoso, nunca tinha parado para pensar nessa simbologia! Achei fascinante, especialmente a parte sobre o pente!

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...